A Igreja Interferiu a Ciência ou Foi o contrário?


Por volta de 1945, a Espanha conseguiu fazer grandiosas descobertas. No território que hoje conhecemos como Bolívia, a Espanha descobriu as Minas de Potosí, que na verdade eram minas de prata.

A Espanha via se cumprir o sonho de Eldorado. Milhares de espanhóis, ante a descoberta, começaram a abandonar a Espanha e foram em busca de Eldorado. Todos queriam enriquecer facilmente e rapidamente.

Muitos metais e pedras preciosíssimas foram encontradas. Sem contar que alí também era propício para o fornecimento de produtos agrícolas tropicais. Estes produtos tinham elevados preços no comércio Europeu. A Espanha concerteza tirara a sorte grande.


Quem conquistava, "ganhava" imensa riqueza; que se deixava conquistar, era compensado com escravidão.

como a Espanha via a "Nova Terra" como mina de riqueza e precisava tirar o máximo dalí investindo o mínimo possível, começou-se a enxergar a possibilidade de contratações de trabalhadores para fazer o serviço pesado nas minas e nas plantações espanholas.

Mas para quê e por quê a Espanha contrataria funcionários se alí havia milhões de indígenas? Os "descobridores" só precisavam "convencê-los" a trabalhar.

Isso foi extremamente simples se levarmos em consideração o treinamento e armas dos militares espanhóis contra os indígenas treinados apenas pelo instinto e natureza.

Como o rei era "dono" de todas as terras descobertas, passou a ceder as terras para quem tivesse coragem e dinheiro para investir e explorá-la. Isso era chamado de encomienda.

Cada explorador tinha o poder de mandar nas terras e incrivelmante, nos indígenas que nelas habitavam. Os índios foram obrigados a trabalhar sob pena de morte para quem recusasse.

A pergunta é:
O que a igreja tem a ver com isso?
Vamos continuar o estudo e veremos o papel da igreja em toda a história.

O Cristianismo e os Índios

A Espanha assumiu o "compromisso" com os indígenas. Os índios trabalhariam e como salário receberiam dos espanhóis comida, proteção e ensino religioso.

Destes três apenas o último era cumprido. Nesta época, a ambição da igreja era atrair o maior número de fiéis para o cristianismo. E quando a igreja percebeu a presença indígena, viu alí a chance de conseguir uns milhares de novos convertidos.

Esses indígenas pagaram um preço terrível para conhecer o evangelho de Cristo.

A Educação da igreja e os educados indígenas



Toda a educação era provida pela igreja e tudo era ensinado conforme seus preceitos. Tantos os indígenas como as pessoas comuns não deveriam em hipótese alguma, sequer por gestos, expressar que negavam os preceitos da fé cristã.

Poderiam terminar sendo julgados e condenados pelo tribunal da igreja, ou melhor, da Inquisição.

No século XIII, qualquer pessoa considerada herege era como se fosse um criminoso. Estava sujeito as piores penalidades inlusive tortura e prisão e às vezes, a morte.

Judeus, bruxas e índios foram sujeitos a tortura e perseguição, das piores. Podiam até perder tudo ou serem presos a qualquer segundo. Por isso eram marginalizados.

No mesmo século XIII, começou a haver grandes mudanças na política, no comércio e na cultura. Nascia lentamente, na europa o Renascimento. Alguns estudioso não-cristãos passaram a ser valorizados por seus escritos, estes, ficaram conhecidos como humanistas.

Neste século, somente escrito de autores cristãos eram aceitos pela igreja e ensinado as pessoas. Os livros que provassem ou simplesmente contrariasse as regras de fé da igreja podiam entrar na lista proibida da igreja e o autor, podia ser até condenado.

Por isso, não é de estranhar que os autores não-cristãos eram chamados de humanistas.

A Reação da igreja para Impedir o Renascimento

Quando a ciência começou a progredir, e os conhecimentos científicos passaram a beneficiar os europeus, a igreja começou a reagir.

Porquê, cientificamente, algumas conclusões não afirmavam algumas crenças cristãs e em alguns casos, contrariavam violentamente as "visões" da igreja.

As pessoas convencidas pela ciência, passaram a descrer de alguns ensinamentos da igreja, esta, com medo de perder o prestígio, a moral e o poder, e para impedir a difusão de novas idéias, passou a tomar medidas drásticas para "se proteger".

Foi quando, no ano de 1564, a igreja publicou uma lista de livros que seriam proibidos para os cristãos, aquele que lêsse, estaria cometendo pecado.

Como se isso não fosse suficiente, a igreja passou a perseguir os autores dos livros, fazendo-os desmentir o que havia escrito, sob pena de prisão, tortura ou morte.

No ano de 1600, a igreja começou a mostrar do que era capaz para defender suas crenças. Queimou vivo, um filósofo com o nome de Giordano Bruno, só porque ele mencionou em um de seus livros que o sol era o centro do universo e não quis negar.

Quem já estudou sobre as descobertas de um famosíssimo cientista chamado de Galileu Galilei sabe exatamente do que estou falando.

Sabe também como a igreja "atrasou" a ciência.

A Igreja Versus Galileu Galilei

Galileu Galilei depois de contruir o 1º telescópio do mundo, passou a aprofundar os seus estudos, e depois de muito observar os astros, resolveu escrever e expôr todas as suas teorias, inclusive reafirmando a teoria de Copérnico: que o sol era o centro do universo.

Galileu Galilei achou que depois de tantas provas, a igreja acreditaria nele.

Em 1632 aproximadamente, Galileu Galilei defendeu com muito entusiasmo todas as suas idéias. Há historiadores que afirmam que Galileu Galilei chegou a dizer que, se a bíblia afirmava que a Terra era o centro do universo, a biblia estaria errada.

Foi quando a igreja "pediu" a Galilei que renunciasse publicamente as suas idéias. Sabe-se que Galilei foi torturado até negar tudo, alguns historiadores contam que as torturas foram tantas, que Galilei estava disposto até a afirmar que era uma lagartixa se isso de alguma forma apaziguasse a fúria da igreja. Galilei foi setenciado como herege mesmo depois de negar tudo.


A Igreja e suas Maldades

A igreja matava judeus, bruxas e outros inocentes simplesmente porque não conseguia aceitar o fato de cada pessoa ser livre para acreditar no que quiser, isso é livre arbítrio.

A igreja era cruel, impediu e atrasou muitos avanços científicos e medicinais. Matou e cometeu muitas atrocidades em nome de Cristo.

Só para finalizar, o rei da França, Felipe, o Belo, mandou para a fogueira dezenas de judeus. Em Portugal e na Espanha, era bastante comum a perseguição dos judeus por cristãos.

A igreja matou João Huss e milhares de outros inocentes e livres pensadores que apresentaram idéias diferentes das suas.

Fica claro, finalmente,
Que a igreja não só interferiu na ciência
como também atrasou a evolução desta.

Um comentário:

  1. Do a comparison Almost all. Eventually, you should create a list of all of the pluses which you have found each and every divorce attorney. Examine your current listings to get the divorce attorney that could satisfy all of your needs and wants. Emotions manage substantial during a divorce, so that it is a hardship on some to generate concise and clear judgements. When you are planning by way of a divorce you have to depend upon the data regarding others that may help you make your decision.
    Divorce Attorney Virginia
    This is the time and energy to move on with your daily life, and appearance on the long term, and with these tips, you are on your way for you to undertaking exactly that. Choosing the Modifies name divorce attorney can be an crucial decisions procedure. The skilled whom you hire will probably be in charge of acquiring as well as keeping your legal pursuits in your children, your current substance ownership, plus your earnings. In reality, retaining an Modifies his name divorce attorney can also be a incredibly difficult endeavor.

    ResponderExcluir

Comentários de leitores anônimos NÃO serão publicados. Por Favor indentifique-se.
Nenhum comentário que ofenda a integridade fisica ou moral dos autores será publicado.
Seja objetivo em seu comentário, não use palavrões nem palavras chulas.
Seu comentário será lido pelo Adiministrador e se aprovado, será publicado.
OBS:
OS COMENTÁRIOS DOS LEITORES NÃO REFLETEM A OPINIÃO DOS AUTORES DESTE BLOG, NEM PODERÁ SER USADA COMO BASE PARA QUALQUER TIPO DE ARGUMENTAÇÃO CONTRA ESTE BLOG, JÁ QUE NÃO FAZ PARTE DO CONTEÚDO INTERNO DESTE BLOG E SIM, DO CONTEÚDO INTERATIVO.
OS COMENTÁRIOS NA REALIDADE, TRANSPARECE O PARECER DO LEITOR SOBRE DETERMINADO ASSUNTO POSTADO NESTE BLOG, CABE AO LEITOR, E SÓ A ELE, UTILIZAR PALAVRAS SIMPLES, OBJETIVAS E ESPONTÂNEAS.

Os autores deste blog, não se responsabilizam por nenhum conteúdo publicado pelos leitores.
Você será o único responsável por toda e qualquer palavra escrita em seu comentário.
Então. Pense bem e Comente!